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quinta-feira, setembro 28, 2006
Refletindo sobre: "Qual é o problema?"
De acordo com Kanitz, as perguntas são muito mais importantes que as respostas propriamente ditas, uma vez que despertam a curiosidade para a investigação, conduzindo à busca por novos saberes. Relata que, no Brasil, grande parte dos acadêmicos estão habituados a responder automaticamente perguntas prontas e acabadas, realizadas por seus educadores, ao invés de criarem as suas próprias questões e refletirem acerca das mesmas. Indiretamente faz uma crítica ao sistema de ensino brasileiro, que segue os princípios da Pedagogia Tradicional. Esta fundamenta-se no pressuposto de que o professor é o detentor de todo o saber, enquanto que o aluno é considerado um mero expectador, o qual recebe passivamente as informações que lhe são transmitidas.Em consonância com o referido autor, as discussões em grupo, promovidas pelo PROA, baseam-se na escolha e negociações de problemáticas. Apesar árdua e trabalhosa, a dinâmica adotada abre um universo de possibilidades, pois envolve a proposição de idéias, o confronto de pontos de vistas diferentes, nos remetendo a fazer reflexões, a construir hipóteses em conjunto e à tomada de decisões conjuntas. Este processo torna desafiante a produção do projeto de aprendizagem e a investigação que a envolve.Desta maneira, podemos explorar o mundo de conhecimentos de uma forma dialética e flexível, refutando as certezas absolutas e a repetição do saber.
Escrito por Elke
*Esse
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